Sensores e Big Data: Tudo que precisa no Agro

banner_posts

Dessa forma, foram as inovações no campo que possibilitaram as transformações na cidade durante a revolução industrial. Portanto, atualmente, várias tecnologias têm aumentado a produtividade agrícola. Uma das tecnologias são os sensores e Big Data, que se faz uma excelente combinação para otimizar a tomada de decisão na agricultura.

Em suma, para apresentar esta tecnologia e apontar como que ela pode contribuir para a melhora na competitividade e produtividade do agronegócio brasileiro, preparamos este artigo. Acompanhe!

Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços, e em que podemos lhe ajudar em seus desafios.

De fato, aqui na Culte, mais do que conteúdos informativos, temos financiamento pessoal com a finalidade de ajudar os pequenos agricultores a cultivar e a vender mais.

O que são sensores e Big data?

De fato, ao falarmos de sensores e Big Data, estamos abordando duas tecnologias distintas, mas que funcionam melhor quando se unem.

Em suma, os sensores podem ser térmicos, elétricos ou ópticos e podem servir para as mais diversas finalidades na propriedade rural.

Os sensores podem coletar dados de:

  • Calcular o deslocamento da colhedora;
  • Verificar a umidade dos grãos;
  • Medir o fluxo dos grãos;
  • Verificar dados relativos ao solo, como umidade, acidez;
  • Entre outras.

O Big Data se faz entender como um sistema de análise inteligente de armazenamento de dados, tratando de qualquer tipo de registro digital.

O Big Data pode armazenar:

  • Vídeos de geolocalização;
  • Consumo de água;
  • Rotação de culturas;
  • Características do solo.

De forma resumida, enquanto os sensores são os responsáveis por coletar a informação, o Big Data serve para armazenar esses dados de forma inteligente e segura.

Eles servem como instrumento para análise e tomada de decisão do gestor da propriedade a fim de otimizar resultados, melhora da qualidade dos produtos e aumento da produtividade.

Quais são os principais tipos de sensores?

– Sensores diretos ou remotos

Os sensores diretos são aqueles que, como o nome sugere, estão conectados diretamente com o alvo da medição, como plantas, frutos, água e solo.

Já os sensores remotos funcionam de forma totalmente diferente, em que objeto analisado e sensor não precisam estar ligados fisicamente, sendo aplicados de forma remota, por meio de observação terrestre ou aquática, à distância.

Entre os exemplos, podemos citar análise por infravermelho e imagens áreas.

– Elétricos

Os sensores elétricos são capazes de analisar diversas propriedades químicas e físicas do solo. Utilizando para isso a condutividade elétrica do mesmo, o que torna o procedimento mais barato do que outras alternativas, como análise em laboratórios.

Este tipo de sensor funciona a base de emissão de corrente elétrica. Ele detecta diferenças no solo antes e após a criação do campo magnético, o que torna possível a análise de diversas variáveis a respeito do solo.

Portanto, entre os principais aspectos analisados com a utilização do sensor elétrico, podemos destacar:

  • A umidade do solo;
  • Teor de nutrientes;
  • Potencial hídrico.

– Térmicos

Sensores térmicos são aqueles que buscam informações de temperatura. Funcionam por meio do cálculo da reflexão de superfícies resultantes da radiação solar incidente.

No meio agrícola, são muito importantes para analisar o desenvolvimento da cultura e, em outros casos, verificar a quantidade de matéria orgânica, ferro, argila e outros nutrientes presentes no solo.

– Ópticos

Sensores ópticos são aqueles em que emissão e recepção se encontram aplicados em um mesmo conjunto óptico, de forma que os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfície do objeto, retornando ao elemento receptor.

Entre as principais utilidades, destacamos a contagem de grãos, feita por meio da luz infravermelha aplicada sobre o fluxo dos grãos, sendo possível devido a diferença na captação de luz ao longo do tempo.

Leia também: Drones na agricultura: Veja 10 utilidades dessa tecnologia

Aplicação dos sensores e big data na agricultura

Índices de vegetação

Entre as aplicações mais utilizadas para os sensores, destacamos o índice de vegetação. Com ele, é possível analisar e destacar o desenvolvimento dos índices de vegetação, permitindo obter informações como produtividade, estado nutricional e índice de crescimento. Além disso, é possível verificar questões como estimar o crescimento e as condições da planta, analisar o estresse biótico e abiótico e classificar a produtividade das culturas.

Características de solo

Outra utilidade é a análise das características do solo.

De fato, elas são essencial para determinar a sua qualidade e identificar quais são os tipos de cultura mais adequados para ele.

Condutividade elétrica e teor de matéria orgânica

Em suma, os sensores também conseguem informar o gestor da plantação sobre outros itens. Por fim, podemos destacar a condutividade elétrica e teor da matéria orgânica, essencial para determinar a qualidade do solo e as intervenções que devem ser feitas para melhorá-lo.

Análise das variações do solo e do clima ao longo do tempo

Os sensores podem e devem ser utilizados para averiguar a variação do solo e clima ao longo do tempo.

Eles contribuem para identificar melhores alternativas para as plantações, para que elas apresentem o melhor rendimento, pois é possível, antecipar soluções para adequá-las à nova realidade.

Mapeamento remoto de área e de qualidade do solo e sistemas de irrigação

O sensoriamento remoto se faz fundamental para o mapeamento de áreas afastadas, a fim de conhecer de forma ampla quais são as melhores alternativas à produtividade da propriedade. Além disso, se faz possível medir a qualidade do solo nos mais variados aspectos, como inclinação e identificar o modelo mais adequado de irrigação. Por fim, vale destacar que os sensores evitam a irrigação desnecessária, o que contribui para economizar água e aumentar a qualidade da plantação.

Exemplos de onde os sensores estão sendo utilizados

De fato, os sensores se fazem utilizar, em diversas partes do mundo como instrumento para otimizar a produtividade.

Em Wagenfeld-Ströhen, na Alemanha, por exemplo, sensores remotos são utilizados para otimizar a produção de leite em uma fazenda.

Por exemplo, no Tocantins, os sensores são utilizados para otimizar a criação de pirarucus, utilizando para tal um sistema de telemetria e chips eletrônicos.

Qual a sua importância para a tomada de decisão?

De fato, para a tomada de decisão, é importante que você obtenha uma série de informações relevantes acerca das condicionantes. Por isso, quanto maior o número de informações, mais eficiente será a tomada de decisão.

Dessa forma, os sensores agem como um instrumento essencial para fornecer dados precisos acerca das mais variadas condicionantes que envolvem a produção agrícola, como solo, clima e umidade. De fato, fornecendo ao produtor um maior detalhamento sobre a propriedade e direcionando a tomada de decisão para algo mais certo, baseado em dados e evidências.

E o Big Data, onde entra no processo?

Você já viu que os sensores se fazem responsáveis pela coleta de inúmeros dados e que o Big Data é uma ferramenta de armazenamento de grande volume de dados?

Dessa forma, os sensores coletam dados que, precisam ser armazenados e posteriormente interpretados para se obter respostas mais completas capazes de prever tendências e avaliar cenários.

Por certo, caso a decisão por armazená-los seja de forma convencional, o sistema não terá capacidade de armazenamento do grande volume de dados que os sensores coletarão, correndo o risco de comprometer todo o processo, prejudicando o armazenamento e, consequentemente, a tomada de decisão.

Por fim, o Big Data entra exatamente nessa parte, como um instrumento para otimizar o processo de análise e armazenamento de dados. Sem dúvida, ele contribui para encontrar alternativas mais sustentáveis e que aumentem a produtividade e competitividade dos seus produtos.

De fato, outro ponto que pode ser destacado é a maior facilidade para o atrelamento entre dados relacionados à adubação, estratégias de manejo, umidade e índice de precipitação, tipo de ração utilizado, correlacionando com a produtividade da propriedade. Dessa forma, com isso, são conhecidos os cenários mais favoráveis para uma boa produtividade.

Leia também: O que é aprendizado de máquina supervisionado? Entenda

Benefícios dos sensores na agricultura

O sensoriamento agrícola é importante em diversas etapas dentro da produção, da análise do solo e da vegetação, até a verificação do ponto de colheita. A tecnologia empregada nos sensores permite ao produtor conseguir enxergar mais detalhadamente a saúde de sua lavoura.

Com sistemas ópticos, térmicos ou elétricos, os sensores conseguem identificar problemas ainda no início para que as ações de remediação possam ser tomadas no momento certo, visando à produtividade e qualidade da safra. Os dispositivos podem ser instalados em drones ou até mesmo acoplados aos implementos e maquinários agrícolas.

Big Data

Além disso, o Big Data também considera aspectos como temperatura média, amplitude térmica, taxa de insolação, direção dos ventos, o que torna a análise mais completa e eficaz.

Com a análise de tantos dados sendo feita de forma inteligente pelo Big Data, poupa-se tempo ao mesmo tempo em que alcança-se um número maior de informações relevantes.

Sem dúvida, aliado a outras tecnologias e práticas, como o blockchain e o barter, o uso dos sensores e Big Data são uma alternativa necessária para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro, especialmente para os pequenos produtores rurais.

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.