Quais os maiores desafios do agronegócio?

banner_posts

Nesse artigo da Culte falaremos sobre quais os maiores desafios do agronegócio. “Gaps”, podem ser entendidos como barreiras para o crescimento de algo.

Na agricultura brasileira, estas barreiras que inibem o seu crescimento são principalmente estas: financiamento, assistência técnica, tecnologia, produtividade, logística, compra de insumos, venda da produção e seguro agrícola.

Dessa forma, comentaremos neste artigo sobre cada um deles, além de apontar casos de sucesso de propriedades que amenizaram estas barreiras. Por fim, destacaremos como a Culte é um elemento para auxiliar o pequeno produtor rural na eliminação ou amenização dos gaps do agronegócio familiar brasileiro. Acompanhe!

Leia também: Mulher no agronegócio: uma força indispensável

Quais são os 8 principais “gaps” da agricultura familiar brasileira?

1. Financiamento

De fato, um dos principais desafios do agronegócio familiar brasileiro são os financiamentos, especialmente quando falamos dos pequenos produtores rurais. Em suma, 15% do financiamento agrícola é distribuído entre 85% dos agricultores. Além de contar com uma pequena parcela do capital disponível para crédito, os bancos costumam não entregar os recursos em datas adequadas para iniciar a produção.

Dessa maneira, os pequenos agricultores recorrem a outras formas de conseguir crédito para financiar suas plantações — e a maioria delas cobram taxas de juros exorbitantes, o que prejudica a lucratividade do negócio e, em último caso, leva o pequeno produtor a contrair dívidas. Por outro lado, os 15% dos agricultores que detêm 85% do financiamento agrário conseguem aumentar a sua produtividade em até 3 vezes mais que os agricultores sem estes recursos.

2. Assistência Técnica

Um dos maiores problemas do mercado brasileiro de forma geral é a escassez de mão de obra qualificada, na agricultura os pequenos agricultores são os mais afetados especialmente em trabalhos que envolvem novas formas de plantio ou tecnologias de ponta. Dessa forma, a assistência técnica é uma grande barreira para o aumento da produtividade. Todavia, com cada vez mais profissionais se formando em áreas afins, é possível vencer esta barreira, especialmente com a participação de uma plataforma que aproxime pequeno produtor rural dos profissionais.

3. Tecnologia

A tecnologia é um dos elementos mais importantes para a agricultura. Ela é responsável por aumentar a produtividade, evitar a perda de recursos e potencializar a produção. No Brasil, a tecnologia de ponta para a agricultura é mais acessível aos grandes produtores. Mas ela pode ser utilizada pelos pequenos produtores também. Dessa forma, entre as principais, podemos citar os drones, irrigação inteligente e IOT, blockchain, sensores e big data, vertical farming e veículos agrícolas autônomos.

4. Produtividade

A produtividade na agricultura está ligada tanto a quantidade produzida como a qualidade. Apesar de sermos um dos maiores produtores de produtos agrícolas do mundo, nossa produtividade não é das melhores. Isso se deve a diversos fatores, como a falta de captação de recursos financeiros, assistência técnica e tecnológica. Muitos fatores da nossa estrutura agrária contribuem com os desafios do agronegócio, pois inibem a competição, o que prejudica a produtividade: em um mercado monopolizado, não há incentivos para inovar.

5. Logística

Sem dúvidas, um dos principais desafios do agronegócio que impedem o crescimento exponencial do nosso agronegócio. E o problema da logística está ligado diretamente à nossa carente infraestrutura. Nossas hidrovias são quase inexistentes, nossa malha ferroviária é uma das menores proporcionalmente em relação às grandes nações do mundo e nossas estradas são esburacadas e mal sinalizadas.

Além disso, há o problema da logística dentro das propriedades rurais, que por não dependerem de fatores externos, podem ser otimizadas o quanto antes. Para isso é necessário a captação de recursos a taxas de juros satisfatórias, para viabilizar a construção de locais para o armazenamento dos grãos, construção de estradas adequadas dentro da propriedade e utilização de tecnologias.

6. Compra de Insumos, uns dos desafios do agronegócio

A atividade agrícola para ocorrer depende da compra de uma série de insumos agrícolas. Entre os principais, podemos citar as próprias sementes, fertilizantes e os defensivos agrícolas. Todavia, apesar de serem itens básicos, eles são responsáveis por grande parte dos custos da produção e quando comprados de forma não profissional pode prejudicar a produção agrícola. Por certo, entre as principais causas para os elevados custos destes itens, podemos destacar os impostos cobrados em cascata, ou o baixo poder de negociação dos agricultores. De fato, o baixo poder de negociação que produtores rurais tem quando atuam de forma isolada é solucionado com centrais de compras ou plataformas de compras online que possibilitam aos agricultores atuarem de forma conjunta, unindo-se a outros produtores para alcançar seu objetivo — comprar insumo por um preço mais em conta.

7. Venda da Produção

Outra barreira para o agronegócio brasileiro, principalmente para pequenos agricultores é a dificuldade de venda da produção, especialmente para mercados externos. Isso ocorre por conta, sobretudo, da burocracia, falta de padronização, baixa qualidade e quantidade dos produtos, e logística inadequada.

Em princípio, para melhorar a comercialização da produção o agricultor utilizar novos canais de vendas online, facilitando a desintermediação através da sua conexão diretamente com o mercado consumidor, a busca de formas de agregação de valor à produção, realizar vendas conjuntas, utilizar assistência técnica conjunta para padronizar e melhorar a qualidade dos produtos, vender antecipadamente parte da produção como forma de se autofinanciar, são algumas das formas de empoderar o agricultor e resolver estes desafios do agronegócio.

8. Seguro Agrícola

Por fim, mas não menos importante, falta para os agricultores uma política eficiente de seguro agrícola. De fato, uma das alternativas para mitigar esse problema é unir o maior número possível de agricultores que trabalhem com diversas culturas espalhadas pelo país, integrar tecnologia para coibir fraudes e os próprios agricultores contribuírem com percentual para realizarem o seguro uns dos outros de forma descentralizada e colaborativa.

Leia também: Conheça mais o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Quais são os cases de locais que solucionaram esses gaps do agronegócio ou que estão em outro nível de evolução?

No Brasil, podemos citar 4 estados que estão em um ponto fora da curva no que diz respeito à produtividade agrícola. São eles o Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Juntos, eles são responsáveis por 70% da produção dos grãos do país. Entre os grãos, destaca-se a produção da soja. Mas afinal, o que os estes estados e seus respectivos produtores fizeram para vencer os desafios do agronegócio?

No Mato Grosso, esse aumento de produção se deve, sobretudo, a prospecção de novas áreas para plantio. Dessa forma, no Paraná, a tradição agrícola, aliado a um nível cada vez mais alto de escolaridade dos proprietários e colaborares contribuiu para alavancar a produtividade, fato que ocorreu de forma semelhante com o Rio Grande do Sul. Em Goiás, ocorreu uma mescla entre ambos. Além disso, o estado recebe muitos profissionais de outros estados com o intuito de aperfeiçoar a produção.

Dessa forma, a tecnologia, melhora do capital humano e formas de autofinanciamento, como a venda de terras valorizadas e compra de terras menos valorizadas em áreas de novas fronteiras agrícolas, contribuíram para solucionar os gaps do agronegócio. Além disso, estes fatores transformaram pequenos agricultores em grandes expoentes da agricultura nacional atualmente.

As 8 regras para alimentar o mundo

Os desafios do agronegócio apontam também para um caminho de alimentar o mundo com eficiência. Para isso são separados oito mandamentos importantes, que são: 

  • Produzir mais sem desmatar; 
  • Distribuir melhor os alimentos; 
  • Produzir mais com menos água; 
  • Produzir mais num mundo mais urbano; 
  • Desperdiçar menos alimentos; 
  • Levar tecnologia ao pequeno produtor; 
  • Produzir mais poluindo menos; 
  • Produzir sem prejuízos à saúde.

O aumento da população e os hábitos alimentares têm exigido a busca de soluções capazes de não interferir tanto no meio ambiente e ainda promover uma agricultura e uma pecuária mais produtivas.

A tecnologia vem justamente para ajudar nesse desafio de alimentar mais pessoas e tornar a atividade agropecuária mais sustentável não só economicamente, mas também ecologicamente, além de moderna. 

Enfrentar os desafios do agronegócio por meio de tecnologias inteligentes e avançadas é um dos principais objetivos e a ideia é continuar a enfrentar as barreiras que impedem o agronegócio de ser mais produtivo. 

INFORMAÇÕES SOBRE AGRISPACE – O METAVERSO DO AGRO [email protected] ou pelo WhatsApp clicando Aqui!!

Quer ficar por dentro de nossas postagens e notícias, entre em nosso canal no WhatsApp e venha conosco, descobrir o mundo do metaverso

Leia também: Drones: Veja 10 utilidades dessa tecnologia

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.